Livros sobre temas relacionados a Economia Comportamental

Misbehaving: The Making of Behavioral Economics – Richard Thaler (2015)

Richard H. Thaler passou a sua carreira estudando o conceito radical de que os agentes centrais na economia são humanos – previsíveis e propensos a erros. Misbehaving é a sua impactante, por vezes hilariante, descrição do seu esforço para trazer uma disciplina acadêmica à realidade – e mudar o modo como pensamos sobre economia, nós mesmos e nosso mundo.

A economia tradicional presume atores racionais. Logo no início de sua pesquisa, Thaler se deu conta de que esse autômatos tipo Spock não tinham nenhuma relação com pessoas reais. Seja comprando um relógio, vendendo entradas para o jogo de basquete ou negociando uma hipoteca, todos nós sucumbimos aos preconceitos e tomamos decisões que fogem ao padrão de racionalidade definido pelos economistas. Em outras palavras, nós nos comportamos mal. Mais importante, nosso mau comportamento traz sérias consequências. Descartado a princípio pelos economistas como um detalhe divertido, o estudo dos erros de cálculo humanos e seus efeitos sobre os mercados agora direciona esforços para melhorar a tomada de decisão nas nossas vidas, nossos negócios e nossos governos.

Unindo descobertas recentes na psicologia com um entendimento prático de incentivos e comportamento de mercado, Thaler esclarece seus leitores sobre como fazer escolhas mais inteligentes em um mundo cada vez mais confuso. Ele revela como a análise da economia comportamental abre novas formas de olhar para tudo, desde as finanças domésticas, atribuição de escritórios em um edifício, programas de jogos na TV até negócios como o Uber.

Entremeado com histórias bizarras das batalhas espirituosas que Thaler travou com os baluartes do pensamento econômico tradicional, Misbehaving é um olhar singular sobre as profundas fraquezas humanas. Quando a economia se encontra com a psicologia, as implicações para indivíduos e gestores públicos e privados são ao mesmo tempo profundas e divertidas.

Irrationally Yours: On Missing Socks, Pickup Lines, and Other Existential Puzzles – Dan Ariely (2015)

Dan Ariely, três vezes autor premiado pelo New York Times associa-se a William Haefeli, lendário cartunista da revista The New Yorker, para apresentar uma coleção expandida e ilustrada da sua popular coluna de conselhos do Wall Steet Journal, “Ask Ariely”.
O economista comportamental Dan Ariely revolucionou o modo como pensamos sobre nós mesmos, nossas mentes e nossas ações em seus livros Previsivelmente Irracional, O Lado Bom da Irracionalidade, e A Mais Pura Verdade sobre Desonestidade. Ariely aplica a análise científica da condição humana em sua coluna de perguntas e respostas “Ask Ariely” no Wall Street Journal onde ele responde aos leitores que escrevem sobre seus dilemas pessoais que vão do sério ao peculiar.

* O que fazer para se manter calmo diante do mercado de ações volátil?
* Qual a melhor forma de fazer com que alguém pare de fumar?
* Como maximizar o retorno sobre o investimento em um restaurante de preço fixo?
* É possível colocar um preço na alma humana?
* É possível justificar racionalmente o gasto de milhares de dólares em um Rolex?

Em Ask Ariely, uma grande variedade de dilemas econômicos, éticos e emocionais é explorada e tratada através de texto e imagens. Utilizando sua perspicácia e humor característicos, Ariely e Haefeli nos ajudam a refletir sobre como podemos racionalizar sobre desafios internos e externos. Os leitores irão rir, aprender e, principalmente, ganhar uma nova perspectiva sobre como lidar com os problemas inevitáveis que assolam o nosso dia-a-dia.

Scarcity: The New Science of Having Less and How It Defines Our Lives – Sendhil Mullainathan & Eldar Shafir (2014)

Scarcity
Neste instigante livro baseado em pesquisa de vanguarda, Sendhil Mullainathan and Eldar Shafir mostram como a escassez cria uma psicologia distinta para qualquer um que esteja lutando para conseguir mais com menos. Pessoas ocupadas não conseguem gerenciar seu tempo de forma eficaz da mesma forma que os pobres falham ao gerir suas finanças.
A dinâmica da escassez revela porque as pessoas que fazem dieta têm dificuldade em resistir às tentações, porque estudantes e executivos atarefados não conseguem gerenciar bem o tempo e porque os produtores cana de açúcar são mais espertos depois da colheita do que antes.
Uma vez que passamos a pensar em termos de escassez os problemas da vida moderna se tornam mais claros e Scarcity revela não só como isso nos confunde mas também como indivíduos e organizações podem melhor gerenciar a escassez para obter mais satisfação e sucesso.

Happiness by Design – Paul Dolan (2014)

HappynessByDesign

O professor da London School of Economics Paul Dolan, Ph.D., combina as mais recentes pesquisas da ciência comportamental com suas experiências pessoais e desenvolve um novo conceito sobre felicidade.
Ao contrário das teorias que sugerem uma mudança em nossa maneira de pensar, Happiness by Design se baseia na experiência do autor como economista e foca em como agimos no dia a dia.
Vivemos numa época em que, a cada minuto, incontáveis estímulos disputam por nossa atenção. No entanto, é preciso saber focar no que de fato nos faz felizes.
Os mesmos estímulos – dinheiro, casamento, sexo, peso, o tamanho de nossa casa – podem afetar muito ou pouco nossa felicidade: o que importa é a atenção que você presta a cada um deles.

Edição em Português: Felicidade Construída (Objetiva)

The Why Axis: Hidden Motives and the Undiscovered Economics of Everyday Life – Uri Gneezy & John List (2013)

TheWhyAxis

Economia pode ser apaixonante?… Pode ela focar nas pessoas e no que realmente importa para elas no dia-a-dia…… E nos ajudar a entender os motivos ocultos do porquê elas fazem o que fazem?

Uri Gneezy e John List são revolucionários. Suas ideias e métodos para revelar o que realmente funciona ao abordar grandes problemas econômicos nas esferas sociais e de negócios nos dão uma nova compreensão dos motivos por trás do comportamento humano. Nós podemos então criar incentivos para fazer com que as pessoas movam montanhas, modifiquem seu comportamento – ou pelo menos consigam um acordo melhor.

Mas encontrar o incentivo correto pode ser tão difícil quanto encontrar uma agulha num palheiro. A abordagem pioneira de Gneezy e List consiste em se imiscuir em fábricas, escolas, comunidades e escritórios. Em seguida, através de grandes experimentos de campo realizados “na natureza”, eles observam as pessoas no seu ambiente natural sem que elas percebam que estão sendo observadas.

Seus experimentos aleatórios tem revelado formas de diminuir a distância entre estudantes pobres e ricos; reduzir a violência que assola escolas da periferia; decifrar se as mulheres são realmente menos competitivas que os homens; definir o preço correto de produtos e serviços; e descobrir as reais razões pelas quais as pessoas discriminam.

Para obter respostas, Gneezy e List embarcaram em jornadas para as montanhas do Kilimanjaro e para as vinícolas da California; para o norte da India e as frias ruas de Chicago; para escolas em Israel e
conselhos de administração de algumas das maiores corporações. Em The Why Axis, eles nos levam junto em suas viagens e através de histórias envolventes e pitorescas apresentam lições com grandes retornos.

Suas descobertas reveladoras, surpreendentes e urgentes sobre como os incentivos realmente funcionam são ao mesmo tempo revolucionárias e extremamente práticas. Essa pesquisa vai mudar o modo como pensamos e agimos face a problemas pequenos e grandes. Ao invés de confiar em suposições, nós podemos descobrir através de evidências, o que realmente funciona. Qualquer pessoa trabalhando em negócios, política, educação ou filantropia pode utilizar a abordagem descrita em The Why Axis para atingir uma compreensão mais profunda e refinada do comportamento humano e um melhor entendimento do que motiva as pessoas e porque.

The (Honest) Truth About Dishonesty: How We Lie to Everyone – Especially Ourselves – Dan Ariely (2012)

TheHonestTruthAboutDishonesty

Em seu novo e provocativo livro Dan Ariely é imperativo: todos nós somos desonestos. A questão é que nosso comportamento tem duas grandes motivações: por um lado, queremos nos enxergar como pessoas honestas e honradas, por outro, tanto quanto possível, queremos atender aos nossos interesses.

Através dos resultados de suas pesquisas e de suas experiências pessoais, Ariely analisa atitudes antiéticas nas esferas pessoal, profissional e política, e mostra como esse comportamento afeta a todos, mesmo quando acreditamos ser possuidores de altos padrões morais. Ele nos encoraja a lançar um olhar mais honesto sobre nossas ações, mostrando que a desonestidade está em toda a parte e que esse é um comportamento muitas vezes irracional, porém inerente à condição humana. Além disso, identifica o que nos mantém honestos, apontando ainda o caminho para pequenas mudanças que podem ser feitas, para que sejamos, face a nossas limitações, mais éticos.

Escrito com o humor e o charme que são as marcas registradas do autor, este livro nos leva a uma compreensão mais profunda sobre nossos princípios éticos e suas motivações.

Edição em Português: A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade – (Elsevier Técnico)

Thinking, Fast and Slow – Daniel Kahneman (2011)

ThinkingFastAndSlow-199x300
Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por pesquisas que colocam em xeque a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional, é um dos mais importantes pensadores do século XXI. Suas ideias tiveram um impacto profundo em muitas áreas, incluindo economia, psicologia, medicina e política, mas é a primeira vez que o autor reúne seus muitos anos de pesquisa e pensamento em um único livro.

Thinking Fast and Slow apresenta uma visão tão inovadora quanto inquietante sobre como a mente funciona e como as decisões são tomadas. No livro, o autor explica as duas formas como se desenvolvem o pensamento humano: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias — e também os defeitos e vícios — do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas no processo de tomada de decisões.
O autor revela quando é possível ou não confiar na intuição.
Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como são tomadas as decisões nos negócios e na vida pessoal, e como se pode usar diferentes técnicas para proteger contra falhas mentais que, muitas vezes, colocam o indivíduo em situações de apuro.

Edição em Português: Rápido e Devagar: Duas formas de pensar (Objetiva)

The Art of Choosing – Sheena Iyengar (2010)

TheArtOfChoosing-192x300
Nós fazemos escolhas todo dia. Coca ou Pepsi? Poupar ou gastar? Ficar ou partir?

Cotidianas ou essenciais, essas escolhas nos definem e moldam nossas vidas. Sheena Iyengar faz perguntas difíceis sobre como e porque escolhemos:
O desejo de escolha é inato ou definido pela cultura?
Por que às vezes fazemos escolhas contra os nossos interesses?
Quanto controle realmente temos sobre o que escolhemos?

Em sua pesquisa premiada, Sheena Iyengar, professora da Universidade de Columbia, revela que as respostas são surpreendentes e profundas. Em um mundo de constantes mudanças políticas e culturais, revolução tecnológica e comércio global, nossas decisões tem sérias consequências.

Edição em Português: A Arte da Escolha (Kindle)

Animal Spirits: How Human Psychology Drives the Economy, and Why It Matters for Global Capitalism – George A. Akerlof & Robert J. Shiller (2009)

AnimalSpirits-199x300

A atual crise financeira mundial demonstrou claramente que poderosas forças psicológicas estão colocando em risco as riquezas das nações. Desde uma fé cega nos crescentes preços do mercado imobiliário à crescente desconfiança nos mercados de capitais, “espíritos animais” estão guiando os eventos financeiros ao redor do mundo.

Neste livro, os aclamados economistas George Akerlof e Robert Shiller desafiam a sabedoria econômica que nos colocou nesta confusão e apresentam uma nova e ousada visão que transformará as economias e restaurará a prosperidade.

Akelorf e Shiller reafirmam a necessidade de um papel ativo do governo na política econôminca recuperando a ideia de espíritos animais, um termo que John Maynard Keynes utilizou para descrever o pessimismo e o desânimo que levaram à Grande Depressão e a mudança psicológica que acompanhou a recuperação. Como Keynes, Akerlof e Shiller sabem que lidar com esses espíritos animais requer a mão firme do governo – apenas deixar que os mercados ajam não funciona. Ao reconstruir o argumento para um Keynesianismo mais robusto e influenciado pelo comportamento, eles detalham os efeitos mais profundos dos espíritos animais na vida econômica contemporânea – como confiança, medo, falsidade, corrupção, uma preocupação com integridade, e as histórias que contamos a nós mesmos sobre fortunas econômicas – e mostram como o Reagonomics, o Thatcherism, e a revolução de expectativas racionais não os levou em conta.

Animal Spirits oferece um roteiro para reverter os infortúnios financeiros que nos assediam hoje. Leia e aprenda como líderes podem canalizar os espíritos animais – a poderosa força da psicologia humana que atua na economia atual.

Edição em Português: O Espírito Animal (Elsevier Técnico)

Experimental Economics: Rethinking the Rules – Nicholas Bardsley, Robin Cubitt, Graham Loomes, Peter Moffatt, Chris Starmer & Robert Sugden (2009)

Experimental Economics
Desde a década de 1980, houve um crescimento explosivo no uso de métodos experimentais na economia, levando a excitantes desenvolvimentos em teoria e políticas econômicas. Apesar disso, o status de economia experimental ainda é controverso. Em Experimental Economics, os atores utilizam sua experiência e proficiência em economia experimental, economia teórica, metodologia da economia, filosofia da ciência e econometria de dados experimentais para oferecer um olhar integrado e equilibrado para a natureza e confiabilidade de questões com base em pesquisa experimental.

Os autores exploram a história de experimentos em economia, fornecem exemplos de diferentes tipos de experimentos, e mostram como o crescente uso de métodos experimentais está transformando a economia em uma ciência genuinamente empírica. Eles explicam como o progresso está sendo reprimido por uma aceitação sem critérios da sabedoria popular a respeito de como as experiências devem ser realizadas, uma falha em reconhecer que objetivos diferentes exigem diferentes abordagens para o desenvolvimento experimental, e uma suposição equivocada de que os princípios de boas práticas na modelagem teórica podem ser transferidos diretamente para concepção experimental.
Experimental Economics discute como estas limitações podem ser superadas e vai interessar a economistas experimentais praticantes, economistas não-experimentais desejosos de interpretar a pesquisa experimental e filósofos interessados em economia.

Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness – Richard H. Thaler & Cass R. Sunstein (2008)

Nudge

Nudge é sobre escolhas – como as fazemos e como podemos melhorar. Com base em décadas de pesquisa nos campos das ciências comportamentais e economia os autores Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein nos oferecem uma nova perspectiva para prevenir os inúmeros erros que cometemos – maus investimentos, consumo de alimentos prejudiciais à saúde, descaso com os nossos recursos naturais – e nos mostram como uma “arquitetura de escolhas” sensata pode nos empurrar (nudge) para as melhores decisões.

Edição em Português: Nudge. O Empurrão Para A Escolha Certa (Elsevier Técnico)

Free Market Madness: Why Human Nature Is at Odds with Economics-And Why It Matters – Peter A. Ubel (2008)

LoucuraLivreMercado

Loucura do Livre Mercado oferece ao leitor a oportunidade de aprender sobre como se comportar face ao modelo de livre economia. Muitas vezes. nosso subconsciente nos faz agir contra nossos próprios interesses: fazemos empréstimos que nós não podemos pagar. por exemplo. comprometendo entre outras coisas o nosso próprio bem-estar. Peter A. Ubel mostra que podemos parar os prejuízos causados aos nossos corpos. as nossas finanças. e a nossa economia como um todo.

Edição em Português: Loucura do Livre Mercado (Civilização Brasileira)

Behavioral Economics and Its Applications – Peter Diamond & Hannu Vartiainen (2007)

BE and Applic

Na última década, a economia comportamental, utilizando-se da psicologia e da sociologia para explicar decisões incompatíveis com a economia tradicional, tem revolucionado a forma como economistas enxergam o mundo. Mas apesar do seu sucesso, o pensamento comportamental transformou fundamentalmente apenas um campo da economia e finanças aplicadas.

Em Behavioral Economics and Its Applications Peter Diamond e Hannu Vartiainen argumentam que a economia comportamental pode ter um impacto similar em outras áreas da economia.

Neste volume, alguns dos principais pensadores em economia comportamental e teoria econômica geral argumentam em favor de uma utilização muito mais ampla em seis áreas onde essas ideias já se provaram úteis mas ainda não foram totalmente incorporadas – economia pública, desenvolvimento, leis e economia, saúde, políticas salariais e economia organizacional. O resultado é uma tentativa de definir uma agenda para um importante desenvolvimento na economia – uma agenda que deve interessar a legisladores, sociólogos, psicólogos bem como economistas.

Colaboradores incluem Ian Ayres, B. Douglas Bernheim, Truman F. Bewley, Colin F. Camerer, Anne Case, Michael D. Cohen, Peter Diamond, Christoph Engel, Richard G. Frank, Jacob Glazer, Seppo Honkapohja, Christine Jolls, Botond Koszegi, Ulrike Malmendier, Sendhil Mullainathan, Antonio Rangel, Emmanuel Saez, Eldar Shafir, Sir Nicholas Stern, Jean Tirole, Hannu Vartiainen, e Timothy D. Wilson.

Advances in Behavioral Economics (The Roundtable Series in Behavioral Economics) Colin F. Camerer (Editor), George Loewenstein (Editor), Matthew Rabin (Editor) (2003)

Advances in BE
Há 20 anos a economia comportamental não existia como um campo. A maioria dos economistas era extremamente cética – até mesmo contrária – à ideia de importar conceitos da psicologia para a sua área.
Atualmente, a economia comportamental é extremamente difundida. É bem representada em proeminentes revistas e departamentos de economia, e economistas comportamentais, incluindo vários colaboradores deste volume, têm recebido alguns dos prêmios mais prestigiados na profissão.

Este livro reune os trabalhos mais importantes em economia comportamental publicados desde 1990. Dentre os 25 artigos, há muitos atualizam e ampliam contribuições fundamentais anteriores
bem como trabalhos de ponta que abrem novos caminhos teóricos e empíricos.

Os artigos que seguem a introdução de Colin Camerer e George Loewenstein são dos seguintes editores:
George A. Akerlof, Linda Babcock, Shlomo Benartzi, Vincent P. Crawford, Peter Diamond, Ernst Fehr, Robert H. Frank, Shane Frederick, Simon Gächter, David Genesove, Itzhak Gilboa, Uri Gneezy, Robert M. Hutchens, Daniel Kahneman, Jack L. Knetsch, David Laibson, Christopher Mayer, Terrance Odean, Ted O’Donoghue, Aldo Rustichini, David Schmeidler, Klaus M. Schmidt, Eldar Shafir, Hersh M. Shefrin, Chris Starmer, Richard H. Thaler, Amos Tversky, e Janet L. Yellen.

The Handbook of Experimental Economics – Edited by John H. Kagel & Alvin E. Roth (1997)

handbook Exp. Eco.
Este livro, composto de oito capítulos, apresenta um levantamento abrangente dos resultados e métodos de experimentos de laboratório em economia. O primeiro capítulo fornece uma introdução para a economia experimental como um todo com os capítulos subsequentes provendo análises realizadas por líderes em economia que têm visto uma concentração de experimentos: bens públicos, problemas de coordenação, negociação, organização industrial, mercados de ativos, leilões, e tomada de decisão individual.

O trabalho tem por objetivo ajudar especialistas a definir prioridades para pesquisas futuras e fornecer aos não-especialistas uma revisão crítica do trabalho realizado até então. Seu foco é esclarecer o papel dos estudos experimentais como uma ferramenta de pesquisa progressiva para que, onde for possível, a ênfase seja colocada em séries de experimentos que se complementem.

Os colaboradores deste volume – Colin Camerer, Charles A. Holt, John H. Kagel, John O. Ledyard, Jack Ochs, Alvin E. Roth, and Shyam Sunder – adotam um ponto de vista metodológico particular: o caminho para aprender como definir e conduzir experimentos é considerar como bons experimentos crescem organicamente a partir dos problemas e hipóteses que eles pretendem investigar.

Outros livros que você pode apreciar

Título – Autor(es) Ano de Publicação
The Biased Mind: How Evolution Shaped our Psychology Including Anecdotes and Tips for Making Sound Decisions – Jerome Boutang & Michel De Lara 2015
Behavioral Marketing: Delivering Personalized Experiences at Scale – Dave Walters 2015
Behavioral Economics and Public Health – Christina Roberto & Ichiro Kawachi 2015
Choosing Not to Choose: Understanding the Value of Choice – Cass R. Sunstein 2015
The Behavior Change Wheel: A Guide To Designing Interventions – Susan Michie, Lou Atkins & Robert West 2014
Designing for Behavior Change: Applying Psychology and Behavioral Economics – Stephen Wendel 2013
Decisive: How to Make Better Choices in Life and Work – Chip Heath & Dan Heath 2013
You Are Now Less Dumb: How to Conquer Mob Mentality, How to Buy Happiness, and … David McRaney 2013
The Art of Thinking Clearly: Better Thinking, Better Decisions – Rolf Dobelli 2013
The Signal and the Noise: Why So Many Predictions Fail — but Some Don’t – Nate Silver 2012
Willpower: Why Self-Control is the Secret of Success – Roy F. Baumeister & John Tierney 2011
The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and Business – Charles Duhigg 2011
Everything is Obvious: Once You Know the Answer – Duncan J. Watts 2011
Incognito: The Secret Lives of the Brain – David Eagleman 2011
Adapt: Why Success Always Starts with Failure – Tim Harford 2011
You Are Not So Smart: Why You Have Too Many Friends on Facebook, Why Your … – David McRaney 2011
The Social Animal: The Hidden Sources of Love, Character, and Achievement – David Brooks 2011
Grand Pursuit: The Story of Economic Genius – Sylvia Nasar 2011
Switch: How to Change Things When Change Is Hard – Chip Heath & Dan Heath 2010
The Upside of Irrationality – Dan Ariely 2010
The Invisible Gorilla: How Our Intuitions Deceive Us – Christopher Chabris & Daniel Simons 2010
Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age – Clay Shirky 2010
Priceless: The Myth of Fair Value – William Poundstone 2010
How We Decide – Jonah Lehrer 2009
The Logic of Life: The Rational Economics of an Irrational World – Tim Harford 2009
SuperFreakonomics: Global Cooling, Patriotic Prostitutes, and Why … – Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner 2009
Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions – Dan Ariely 2008
Drive: The Surprising Truth about What Motivates Us – Daniel H. Pink 2008
The Drunkard’s Walk: How Randomness Rules Our Lives – Leonard Mlodinow 2008
Sway: The Irresistible Pull of Irrational Behavior – Ori Brafman & Rom Brafman 2008
Buyology: Truth and Lies about Why We Buy – Martin Lindstrom 2008
Yes!: 50 Scientifically Proven Ways to Be Persuasive – Noah Goldstein, Robert B. Cialdini & Steve J. Martin 2007
The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable – Nassim Nicholas Taleb 2007
More Sex Is Safer Sex: The Unconventional Wisdom of Economics – Steven E. Landsburg 2007
Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think – Brian Wansink 2006
The Laws of Simplicity (Simplicity: Design, Technology, Business, Life) – John Maeda 2006
Blink: The Power of Thinking Without Thinking – Malcolm Gladwell 2005
The Undercover Economist – Tim Harford 2005
The Paradox of Choice: Why More Is Less – Barry Schwartz 2004
Naked Economics: Undressing the Dismal Science – Charles Wheelan 2002
Fooled by Randomness: The Hidden Role of Chance in Life and in the Markets – Nassim Nicholas Taleb 2001
Freakonomics: A Rogue Economist Explores the Hidden Side of Everything – Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner 2001
Irrational Exuberance – Robert J. Shiller 2000
Why Smart People Make Big Money Mistakes And How To Correct Them: Lessons From The New Science Of Behavioral Economics – Gary Belsky & Thomas Gilovich 1999
Why We Buy: The Science of Shopping – Paco Underhill 1999
The Emotional Brain: The Mysterious Underpinnings of Emotional Life – Joseph Ledoux 1998
The Fifth Discipline Fieldbook: Strategies and Tools for Building a Learning Organization – Peter M. Senge 1994
Influence: The Psychology of Persuasion – Robert B. Cialdini 1993
How We Know What Isn’t So: The Fallibility of Human Reason in Everyday Life – Thomas Gilovich 1991